DE 12 A 17 DE SETEMBRO - PRAÇA SANTOS ANDRADE - CURITIBA/PR |
Já se foi o tempo em que se pensava que a literatura era capaz de reproduzir, ponto a ponto, como um espelho frio e neutro, as coisas do mundo real. A literatura não é um espelho. O século 20 nos mostrou que as relações entre a ficção e a realidade são intensas sim, mas complexas e nem um pouco lineares.
Vista hoje não como espelho passivo, mas como combustível poderoso de decifração e alargamento do real, a literatura passa a ter um novo papel social. Os escritores não são filósofos, ou cientistas, muito menos religiosos, ou pregadores. A literatura é um mundo específico, que se distingue com veemência da ciência, da filosofia e a religião. Sua potência na vida social é, portanto, singular. Podemos dizer mais: é insubstituível.
Escritores abrem janelas para novos mundos, descortinam realidades ocultas, ampliam a visão tradicional e costumeira que temos da sociedade. Nas mãos dos escritores, a vida social deixa de ser repetição e pragmatismo, afasta-se das normas e do conhecido, para se tornar invenção e, sobretudo, surpresa. A literatura nos leva a ver coisas que, antes dela, não conseguíamos ver. Ela nos faz considerar possibilidades, experimentar perspectivas e alimentar esperanças que, de outro modo, nos escapariam.
A literatura é, por excelência, o lugar da liberdade interior. Lugar do particular, e não do geral, do único, e não das séries e da repetição, ela se oferece, em nosso conturbado século 21, como um poderoso instrumento de interpretação e de desvendamento do real. Não para oferecer respostas prontas, porque se faz isso literatura não é, mas para gerar novas e atordoantes perguntas. Não para produzir soluções, mas novas inquietações. Não para reduzir a palavra a um simples instrumento técnico, mas para dela arrancar uma parte do futuro.
A Semana Literária – Feira do Livro Sesc tem como tema “Literatura e Sociedade”. A ideia é discutir o lugar que a literatura ocupa no mundo, as portas que ela pode nos abrir, o que dela podemos, ou não podemos, esperar. Qual é a função da literatura? No século 21, marcado pelas imagens, pela velocidade e pela web, qual é o seu papel? As mesas do evento não prometem respostas, mas uma reflexão acurada. Não prometem fórmulas, ou súmulas, mas o exercício libertador da interrogação.
Programação Gratuita
Os participantes com 80% de presença nas mesas e palestras
receberão certificados de extensão universitária pela UFPR
José Castello - Curador
Os participantes com 80% de presença nas mesas e palestras
receberão certificados de extensão universitária pela UFPR
Inscrições:
Sesc da Esquina
Rua Visconde do Rio Branco, 969
Tel. 3304-2222
Sesc da Esquina
Rua Visconde do Rio Branco, 969
Tel. 3304-2222
Paço da Liberdade
Praça Generoso Marques, 189
Tel . 3234-4200
Tel . 3234-4200
Sesc Centro
Rua José Loureiro, 578
Tel. 3233-7422
Rua José Loureiro, 578
Tel. 3233-7422
Sesc Portão
Rua João Bettega, 770
Tel. 3329-9999
Rua João Bettega, 770
Tel. 3329-9999
Sesc Água Verde
Avenida República Argentina, 944
Tel. 3342-7577
Avenida República Argentina, 944
Tel. 3342-7577
Nenhum comentário:
Postar um comentário