quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Kafka Edições: LIVROS QUE NÃO PARAM EM PÉ

Por Paulo Sandrini (UFPR)


Kafka Edições mandou gratuitamente cerca de 1700 livros para bibliotecas de todo o país, dentro do seu ideal de apoio ao livro e à leitura, e também ao acesso aos bens culturais. A série Livros que não param em pé logo estará disponível no site da editora para acesso gratuito, como parte do nosso projeto pela lei do Mecenato de Curitiba. Divulguem se puderem.

www.kafkaedicoes.com.br




Com que se pode jogar
Nesse silêncio vi as perguntas formando fila e calmamente apanhando as ferramentas de corte. E no silêncio compreendi a esfoladura a escavação o esmerilhamento. Eu percebi que uns saem ilesos — lhes é permitido desconhecer as agruras da esfoliação e igualmente a pressão irreversível do torno. Também percebi que outros — esses todos nós que não seremos poupados — terão que aguardar pelas respostas. Achando injusto, a princípio, e depois cedendo, e depois aceitando, assumindo a condição de ser em segundo plano. Nesse silêncio pude entender a espera, ou pelo menos tentei me aproximar de uma definição. Eu pude mensurar deuses e deuses, pude ver aquela planta cuja existência foi apenas — a partir de certo ponto que o destino previu — falta d’água, sede, secura, sequidão, estrangulamento. Eu pude compreender punhais e a evidência da dor enquanto ingrediente. Pude permanecer um lamento até que a própria voz se desfizesse. E eu queria entender em mim essa tormenta do silêncio para sempre no peso da canga do jugo da férula e desta inderrogável solidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário