quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ser ou não ser humano, essa é a questão: Paisagem marítima, de Edward Albee

 Profa. Anna Stegh Camati
 
Produção do Lincoln Center no Booth Theatre (2005). Direção de Mark Lamos
 
Considerado o dramaturgo vivo mais importante dos EUA, um clássico da dramaturgia estadunidense ao lado de Eugene O’Neill, Tennessee Williams e Arthur Miller,  Edward Albee é detentor de três prêmios Pulitzer: Um equilíbrio delicado (A Delicate Balance – 1966), Paisagem marítima (Seascape – 1974) e Três mulheres altas (Three Tall Women – 1994). Suas experimentações dramatúrgicas surpreenderam as plateias e os críticos, mudando as feições do drama norte-americano.
Albee retrata o homem neurótico do século XX e XXI: seus medos, perdas, crueldade, isolamento e solidão. Lança um olhar extremamente crítico sobre o American way of life, fazendo a demolição dos mitos da cultura norte-americana como sendo armadilhas da ilusão e do auto-engano. Em Paisagem marítima, obra pouco conhecida no Brasil, o que começa parecendo estranho, revela-se, em seguida, assustadoramente familiar e quotidiano. A introdução dos lagartos humanóides faz parte das técnicas de estranhamento que o autor emprega para alcançar seus objetivos; é uma estratégia usada para atingir uma dimensão e compreensão mais profunda da realidade.
O teatro de Albee desencadeia uma reflexão aguda sobre a condição humana. A redução da humanidade que pode ser percebida em suas peças é um expediente dramatúrgico para provocar desconforto e alertar que é preciso empreender uma humanização do humano. Sua dramaturgia, chamada de teatro da inquietação, engaja mais o intelecto do que as emoções. Um dos recursos retóricos característicos deste teatro é a ironia, um modo de distanciamento intelectual que remove a certeza de que as palavras signifiquem apenas o que elas dizem. A ironia irrita porque nega nossas certezas ao desmascarar hipocrisias e mentiras, provocando vários graus de desconforto.
O texto discute os ganhos e as perdas do processo da evolução e a natureza das emoções e relacionamentos humanos. A narrativa é ambientada em uma praia deserta, e apenas quatro personagens se inserem nesta paisagem: o casal de humanos, Charlie e Nancy, e o casal de lagartos humanóides, Leslie e Sarah.  No primeiro ato, o casal de humanos, de meia idade, discute o que ainda lhes resta nesta vida. Nancy, acertadamente, diz “Nós mesmos – e um pouco de tempo”. Ela pretende viver intensamente a vida, aproveitar o tempo que lhe resta, mas Charlie quer apenas “lagartear”, sem fazer nada. No final do primeiro ato, dois enormes lagartos humanóides entram em cena. Eles evoluíram a tal ponto que sentem não pertencer mais ao elemento água e estão à procura de uma nova vida em terra firme.
No segundo ato, Albee se revela um observador implacável dos preconceitos, mesquinharias e hipocrisias do gênero humano, quando mostra o encontro entre os humanos e os lagartos humanóides. Nancy é mais aberta à troca de experiências e ideias, mas Charlie mostra-se extremamente arrogante e se refere aos lagartos como “animais irracionais”. Quando Leslie lhe pede uma explicação sobre o significado desses vocábulos, ele retruca “Animal irracional? É nem perceber que está vivo, muito menos... que vai morrer!” Esta definição se aplica como uma luva a ele próprio que age como um morto-vivo, com os sentidos embotados.
O casal humano, desestruturado no início da peça, vai se humanizando nesse contato com os lagartos, redescobrindo o que vem a ser a emoção através da reação de Sarah que revela uma enorme capacidade de sentir, quando confrontada com a hipótese da perda de Leslie. Albee parece aludir às especulações filosóficas dos vitalistas, dentre eles Henri Bergson, que argumenta que no processo de evolução da humanidade, com a crescente mecanização e automatização, o homem perdeu muito de sua sensibilidade.
O contato com os humanos quase convence o casal de lagartos a voltar para seu habitat aquático, mas eles resolvem ficar ao receberem a informação de que a evolução é um processo inevitável. Apesar de não responder diretamente à pergunta se a vida vale a pena ser vivida, Albee nos oferece indícios de que devemos vivê-la da maneira mais plena possível, uma vez que não nos resta alternativa.
Em Paisagem marítima, o questionamento de Albee sobre a questão do ser ou não ser humano nos remete ao poema “Os homens ocos” (1925) de T. S. Eliot, no qual o poeta põe a nu o isolamento e a incomunicabilidade dos seres humanos no mundo contemporâneo, os mortos-vivos que atravessam a vida sem fazer contato com os seus semelhantes, os homens empalhados com os sentidos embotados. Albee lamenta a perda da energia vital: uma vida de não envolvimento, sem entusiasmo ou paixão se torna o caminho mais curto para a desumanização.