segunda-feira, 21 de junho de 2010

A palavra e a imagem

Muito se tem perguntado se a palavra não estaria superada pela visualidade, velocidade e fragmentação transformada em espetáculo, que marcam esta nossa era da imagem. Todos nós sabemos que aí está um dos “nós górdios” do nosso tempo. Está mais do que evidente que estamos vivendo em plena civilização da imagem. Quer dizer, somos trabalhados diariamente, de manhã à noite, pela imagem, pela comunicação direta, visual, de contato direto, rápido... Mas há já algum tempo se vem descobrindo que só esse contato não basta para a dinamização interior do indivíduo, para o desenvolvimento de suas potencialidades, de maneira plena... Para esse estímulo, a leitura é fundamental. É o contato, a interação íntima do eu com a palavra escrita, com o texto, que o leva a desenvolver aquilo que o define como ser humano: a sua própria expressão verbal, sua fala, sua linguagem, sua própria palavra, sem a qual não há nenhuma relação profunda entre o eu e os outros que o rodeiam.Inclusive a leitura da imagem exige a palavra, a linguagem verbal, pois não existe imagem que possa ser compreendida sem ser “pensada”, isto é, transformada em palavras. 
(Fonte: COELHO, Nelly Novaes. Literatura: um olhar aberto para o mundo. Disponível em:


domingo, 6 de junho de 2010

Poesia


“A poesia é para gente que gosta de errar pelos vales e campos, pelas ruas sujas, pelos becos sem saída, gente que chora a vida que se escoa lenta, longa e em vão, que ama a triste noite e suas negras asas, a poesia não é a tradução das estrelas, nem da brisa na palmeira, nem do murmúrio das florestas, a poesia é dor, sofrimento, espinho da vida a se entranhar no coração do poeta, poeta é aquele que sofre sem motivo, aquele que tem a inocência de determinar para sua vida sacrifícios de que ninguém toma conhecimento e a ninguém interessa, a não ser a algumas almas compassivas, as pessoas se interessam mais pelo brilho do poeta que sabe acender uma festa  do que pela poesia em si, ou pelo poeta humano” (‘A poesia, o poeta’ em Dias e Dias, de Ana Miranda).

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Revista Scripta Uniandrade

Scripta 7 - 2009 “A abertura, maleabilidade e plasticidade quase infinita dos textos de Shakespeare proporcionam inúmeras possibilidades de reflexão crítica e renovação criativa. Ao longo dos séculos, suas peças foram inúmeras vezes levadas à cena, relidas, traduzidas, apropriadas, adaptadas e reinventadas em novos contextos históricos, geográficos e culturais nas mais variadas mídias e linguagens, privilegiando certos aspectos e minimizando outros. O dossiê temático da sétima edição da Revista Scripta Uniandrade – Releituras contemporâneas de Shakespeare – mostra a permanente atualidade da obra do dramaturgo e poeta, inserido em um processo cultural em constante mutação. (...)”
Brunilda T. Reichmann / Anna Stegh Camati –

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Proposta do curso

A proposta do curso de Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade está voltada para o aprofundamento da capacidade crítica e teórica dos alunos, fornecendo subsídios aos profissionais de Letras e áreas afins, com duas finalidades básicas: preparar adequadamente estes alunos para atuação no magistério superior, e, em segundo lugar, proporcionar melhoria da capacidade de produção de uma leitura mais crítica e em sintonia com as discussões atuais. Durante o curso, pretende-se refletir sobre o papel das principais linhas e correntes da crítica e da teoria literária, enfocando a literatura brasileira ou estrangeira e suas ligações com a história, a filosofia, a política, reforçando o matiz social e ampliando o espaço artístico da literatura. Além disso, o curso está fundamentado a partir de uma ampla gama de entrecruzamentos de linguagens, que caracterizam a discussão atual acerca da Teoria Literária. Sendo assim, o curso oferece um leque de abordagens teóricas que, partindo dos estudos literários, perpassará as mais atualizadas discussões em torno da crítica cultural e outras versões do culturalismo decorrentes de abordagens interligadas à pós-modernidade. Ou seja, serão debatidos, por meio das pesquisas e das disciplinas ofertadas, as diversas possibilidades de abordagem da obra literária e suas relações com a cultura, com a história e com a própria teoria. Portanto, a partir de uma ampla visão do fenômeno literário, pretende-se oferecer aos mestrandos um leque de conhecimentos, informações e pesquisas, com padrão de qualidade semelhante aos cursos de mestrados recomendados do país. Para realizar esta tarefa, os textos literários serão estudados a partir de suporte específico, procurando estabelecer pontes entre as diversas teorias e práticas sociais. Assim, o corpo docente deste curso enfatizará, de modo especial, as relações entre os artefatos literários e culturais, e a sociedade com suas diferentes e diversificadas facetas culturais. Neste sentido, pretende-se oferecer aos alunos uma ampla abordagem dos efeitos do mercado e da industrialização nos meios culturais, cujos enfoques possibilitem a definição, com propriedade e justificativa, sobre o papel e o lugar da produção literária na contemporaneidade.